Como saber se um site é seguro? Dicas para compras seguras
Como saber se um site é seguro? Dicas para compras seguras

As compras pela internet são uma tendência dentro do cenário de isolamento social, e diversos ramos da economia já operam pela web. Mas como saber se um site é seguro para fazer compras?
Comprar online é algo muito prático, em poucos minutos você consegue acessar as lojas com diversos preços. Mas na internet tem vários sites que aplicam golpes e não entregam o produto. Para evitar situações como essa é essencial prestar atenção em alguns pontos para identificar as lojas confiáveis que apresentam site seguro.

Site seguro com o domínio HTTPS:
Os sites seguros iniciam o endereço com HTTPS e possuem um cadeado, isso comprova que a sua conexão está segura. Ou seja, o site da loja garante que os dados da sua compra (endereço, número do cartão, etc.) estão protegidos.

Informações da empresa:
Com a expansão do comércio eletrônico foi criado a lei Nº 7.962/2013, exigindo que as lojas online apresentem obrigatoriamente algumas informações nos sites.
A loja deve informar dados como: CPNJ, razão social, endereço e informações sobre atendimento (e-mail, telefone ou chat). Caso o site não tenha essas informações, desconfie!

Certificado de segurança:
Para evitar invasões ou roubo de dados, as lojas online possuem certificados que garantem a segurança do site. Para saber o status do site, clique no selo de segurança e será direcionado a uma página que irá informar a última vez que a loja online foi verificada.

Desconfie de lojas que só aceitam boleto como forma de pagamento:
A maioria das lojas que aplicam golpes só possuem o boleto como meio de pagamento. As lojas confiáveis possuem outras opções de pagamento como débito e cartão de crédito, por exemplo.

Serviço Google para verificar site seguro:
É só acessar o site https://transparencyreport.google.com/safe-browsing/search e informar o endereço eletrônico da loja para saber se o site tem uma navegação segura.

Pesquise sobre a loja!!!

As dicas acabaram por aqui, mas os golpes podem ocorrer em outros meios como: redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp, etc, por isso é bom ficar atento quando for efetuar as compras através desses meios também. Boas compras!

Compartilhe esse post