Se existe uma coisa chata nesse mundo, é se deparar com um pneu furado no meio de uma viagem ou passeio.
Essa é uma daquelas situações que podem arruinar o seu dia, e por isso é fundamental saber como agir nesses casos.
Continue lendo o texto abaixo e saiba mais!
O pneu furou, e agora?
Existem diversas coisas que podem ocasionar em um pneu furado, sejam pregos na estrada, cacos de vidros ou até mesmo as más condições na estrada, como vias pouco pavimentadas e buracos na pista.
Nesse sentido, a atenção ao volante é essencial. Grande parte das situações que causam um pneu furado podem ser evitadas, mas esse nem sempre é o caso.
Quando o pneu fura, o sintoma inicial é sentir o volante pesado e o carro puxando para um lado. A dirigibilidade, frenagem e o desempenho do carro ficam comprometidos ao rodar com um pneu furado, e por isso a primeira coisa a se fazer é procurar um local seguro para parar.
Caso não seja possível, ligue o pisca alerta e ande devagar, não passando dos 20 km/h. Dessa forma você evita acidentes que podem ocorrer por conta do pneu irregular.
A alternativa agora é trocar o pneu furado por um estepe. Em situações do dia a dia, resolver o problema é mais fácil, mas caso você esteja na estrada pode ser mais complicado.
Isso porque o estepe deve ser mantido calibrado sempre, afinal ele é um item de emergência e precisa estar funcionando 100% quando necessário.
Como trocar um pneu furado
Quando a sua solução é fazer a troca do pneu furado pelo estepe, alguns cuidados são necessários:
- 1 – O primeiro de tudo é fazer a sinalização da via. Posicione o triângulo que acompanha o seu veículo a uma boa distância, evitando possíveis acidentes.
- 2 – Acione o freio de mão e engate a primeira marcha. Isso previne que o carro se mova durante a troca dos pneus.
- 3 – Com a chave de roda, solte os parafusos que prendem o pneu. Ainda não os retire, apenas afrouxe-os.
- 4 – Levante o carro com o macaco e termine de soltar os parafusos. Depois disso, é só retirar o pneu furado e colocar o estepe, parafusando-os o mais apertado que conseguir.
Depois que o problema do pneu furado foi resolvido, é fundamental lembrar-se de que o estepe é um pneu mais fino, sendo utilizado em situações de emergência.
Nesse sentido, o seu uso é diferente de um pneu normal, e por isso merece uma atenção a mais.
Quando rodamos com um estepe temporário em nosso carro, devemos respeitar o limite de velocidade de 80km/h e a distância total de 80 km.
Por ser mais estreito, a sua aderência ao solo é menor, podendo fazer com que o carro perca o controle em momentos inesperados e cause acidentes gravíssimos. Todo o cuidado é pouco na hora de rodar com um estepe.
Ele não é feito para longas viagens, e deve ser usado somente até a borracharia mais próxima onde o problema do pneu furado será resolvido.
E aí, gostou dessas dicas? Acesse o nosso blog e confira também o nosso último artigo “Quando fazer a revisão do carro” clicando aqui!