Na hora de fazer a revisão do seu carro, um dos principais itens que precisam de atenção é a suspensão.
Isso porque ela é uma peça fundamental para o bom funcionamento e desempenho do veículo.
Com o tempo, a suspensão pode apresentar diversos problemas, como o desgaste nas molas e amortecedores.
Como prevenir é sempre melhor do que remediar, saber quais são os principais cuidados que deve ter com esse sistema é fundamental!
Como cuidar da suspensão?
A principal função da suspensão do veículo é absorver os impactos causados pelas imperfeições na estrada enquanto o pneu roda por ela.
Dessa maneira, o carro se mantém estável e promove a segurança para os passageiros e para os outros condutores da via.
Outra função muito importante da suspensão é evitar que o interior do veículo se movimente muito, garantindo que o carro seja confortável ao trafegar.
Para manter a integridade desse sistema em dia, alguns cuidados são necessários:
1 – Realize as revisões periódicas
Não deixe de visitar uma oficina ou um mecânico de confiança ao perceber qualquer irregularidade, principalmente se ela for relacionada à suspensão.
A manutenção preventiva também é fundamental para manter o bom funcionamento do seu carro, sendo muito mais fácil de resolver os problemas antes que eles aconteçam.
Esse é um cuidado que também requer planejamento, afinal você deve ficar atento à vida útil de todos os componentes do seu veículo.
2 – Cuidado com as rodas e pneus
Para que o sistema de suspensão seja preservado, o alinhamento e balanceamento das rodas devem estar sempre em dia.
Esses cuidados ajudam a distribuir de forma equilibrada a massa do automóvel, evitando problemas e até mesmo acidentes causados pela má distribuição do peso.
Ao mesmo tempo, o alinhamento e balanceamento dos pneus faz com que a performance do carro seja mais assertiva na hora de desviar de buracos e defeitos da estrada.
3 – Lave o carro sempre que possível
A poeira e os detritos prejudicam a lubrificação do sistema de suspensão do veículo, desgastando ainda mais todas as peças.
Na hora que for lavar o seu carro, lembre-se sempre de lavar também as molas e amortecedores, de preferência com água e sabão neutro.
Dica Extra
Mesmo tomando todos esses cuidados, ainda podem acontecer problemas na suspensão. Por isso, fique atento a possíveis barulhos, trepidações ou falhas, pois, na maioria das vezes, elas indicam possíveis problemas com os mecanismos do seu carro.
E os pneus?
O desgaste nos pneus é diretamente impactado pela suspensão do carro, afinal é a geometria que faz com que o veículo fique em perfeito equilíbrio.
Os engenheiros projetam os veículos para que a geometria minimize o desgaste irregular, mas não projetam o seu desempenho para funcionar com componentes e peças desgastadas.
É por isso que tanto o conjunto de molas e amortecedores quanto os pneus, se funcionarem de forma desgastada, prejudicam um ao outro.
Em poucas palavras: molas boas significam pneus bons. A vida útil da mola se desgasta durante o uso, prejudicando também os ângulos de alinhamento ocasionados pelo desgaste irregular dos pneus.
Contar com o pneu certo nesse momento é fundamental. Que tal passar em nossa loja online e levar para casa aquele modelo que você tanto quis ter? Clique aqui e confira!